top of page

A pé ou em bikes somos mais eficientes!

Pessoas a pé ou em bicicletas são 30 vezes mais eficientes do que carros movidos a gasolina. Com a mesma quota de energia de 1 kWh (1.000 watts por hora), em uma estrada plana um ciclista consegue percorrer cerca de 32 km e uma pessoa a pé chega a 29 km.

Para a comparação, considere que 1 kWh corresponde à energia de 836 kcal contida em um almoço, por exemplo, com arroz, feijão, bife, salada e sobremesa, ou a duas porções de nhoque. Ou ainda a cerca de 1,35 cv por hora.

Os automóveis são menos eficientes em razão de seu peso - sempre acima de 900 kg - uma "massa morta" que consome boa parte da energia contida no combustível. A propósito, 1 litro de gasolina contém cerca de 8,89 kWh de energia, e a mesma quantidade de etanol oferece 6,26 kWh. No entanto, apenas 20% dessa energia chega às rodas. Carros elétricos são bem mais eficientes, acima de 90%, segundo os especialistas. Mas, ambos têm que carregar sua carcaças pesadas.

Fonte:

Ghidini, Roberto, Acessibilidade, autonomia, sociabilidade e habitabilidade como elementos estruturantes da mobilidade peatonal (2011), Complementação de Marcos de Sousa/Mobilize Brasil

Vasconcelos, Yuri, Baterias de carros elétricos evoluem, mas ainda perdem em densidade energética para os combustíveis tradicionais, in Revista Fapesp.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page