top of page

Inovações que devolvem a natureza para nossas cidades

Soluções Baseadas na Natureza (SbN) é um termo criado pela União Europeia que contempla soluções de engenharia que mimetizam os processos naturais. Também engloba os conceitos das Infraestruturas Verde (IEV), Técnicas Compensatórias (TC), Desenvolvimento de Baixo Impacto (Low Impact Development – LID), Melhores Práticas de Manejo (Best Practice Management – BMP) e outros.


Dessa forma, trata-se de uma definição ampla de bioengenharia que contempla variedade de abordagens relacionadas aos ecossistemas e busca dar subsídios para questões e desafios socioambientais.


As SbN podem ser utilizadas sozinhas ou de maneira integrada com outras soluções de engenharia clássica, visando a um ambiente urbano mais sustentável, resiliente e saudável. Dessa forma, têm o potencial de limitar os impactos das mudanças climáticas, aumentar a biodiversidade e melhorar a qualidade ambiental. Ao mesmo tempo contribuem para atividades econômicas e para o bem-estar.


De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), as SbN são ações para proteger, gerenciar de maneira sustentável e recuperar ecossistemas naturais ou modificados. Abordam de forma eficaz e adaptativa os desafios da sociedade, promovendo o bem-estar humano e os benefícios da biodiversidade (UICN, 2016).


Como forma de fomentar o seu uso nos centros urbanos é necessário o desenvolvimento de pesquisas e aplicação, incluindo desde ações locais, expedições, olhar atento ao meio para observar e aprender com a natureza em campo e a pesquisa em laboratório e acadêmica. Conheça aqui algumas SbN com potencial de melhorar as cidades.


As SbN são parte de uma gama de abordagens para adaptação que têm a natureza como elemento central. Termos como adaptação baseada em ecossistemas, infraestrutura verde, infraestrutura verde-azul, infraestrutura natural, entre outros, também têm se difundido para tratar de abordagens relacionadas ou similares. Essas soluções geram uma cadeia de impactos positivos porque os ecossistemas que protegem, recuperam, manejam e prestam múltiplos serviços aos seres humanos e à vida no planeta.


As SbN têm o potencial de mitigar os impactos das mudanças climáticas, aumentar a biodiversidade e melhorar a qualidade dos serviços ambientais, e ainda buscam o equilíbrio do meio com as atividades econômicas e bem estar social. Como exemplos podemos citar:

a) sistemas de biorretenção (jardins de chuva) que interceptam escoamentos superficiais, promovem a melhoria da qualidade da água, redução dos escoamentos superficiais, aumento dos serviços ecossistêmicos;

b) tetos verdes que reduzem os calor das edificações, contribuem na redução do escoamento superficial pela interceptação da chuva;

c) parques urbanos que contribuem na melhora do microclima nas cidades, provêm espaços de lazer e amenidades;

d) lagoas urbanas que possibilitam reservar água;

e) espelhos d´água;

f) tratamento de esgotos por zonas de raízes;

g) vegetação nativa e ilhas verdes, entre outras.


Apesar do seu potencial, as Soluções Baseadas na Natureza ainda não estão inseridas em programas de políticas públicas, sendo ainda usada de forma fragmentada e desiguais nas cidades.


Para saber mais:



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page