top of page

Nova NBR ISO 14008, de 20/12/2022 trata da Avaliação Monetária de Impactos Ambientais e de Aspectos

No mês de dezembro de 2022 foi publicada a NBR ISO 14008/2022, que trata da avaliação monetária de impactos ambientais e de aspectos ambientais relacionados, especificando uma estrutura metodológica para a avaliação econômica de impactos e aspectos ambientais relacionados.


A proposta da norma é a padronização de procedimentos de quantificação monetária das mudanças causadas no ambiente por atividades efetiva ou potencialmente poluidoras e não de atribuir valor ao meio ambiente.


A norma auxilia no incremento da conscientização, comparabilidade e transparência da avaliação monetária de impactos ambientais e aspectos ambientais. Permite demostrar alguns benefícios do uso de métodos quantificáveis de avaliação monetária para usuários e técnicos.


Dentre os impactos ambientais inseridos na nova norma se destaca aqueles relacionados a saúde humana e no ambiente natural e construído. Aspectos ambientais incluem liberações e uso de recursos naturais.


Os métodos de avaliação monetária neste documento também podem ser usados para entender melhor as dependências das organizações no ambiente, oferendo uma ferramenta útil e necessária para preencher lacunas frente a grande discricionariedade e improvisação presente.


Na norma a avaliação monetária é uma maneira de expressar valor em uma unidade comum, para uso em comparações e trocas entre diferentes questões ambientais. O valor monetário a ser determinado inclui valores refletidos no conceito de valor econômico total.


A proposta da norma é a adoção de perspectiva antropocêntrica, que afirma que o ambiente natural tem valor na medida em que dá utilidade (bem-estar) aos seres humanos.

Os valores monetários mencionados são valores econômicos aplicados em trade-offs, entre alocações alternativas de recursos e não valores absolutos.


Não inclui, portanto, custeio ou contabilidade, embora alguns métodos de avaliação tenham o termo custo em seu nome.


A norma não inclui o desenvolvimento de modelos que vinculam aspectos ambientais a impactos ambientais. O que é avaliado em termos monetários são impactos ambientais ou aspectos ambientais.


Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT NBR ISO 14.008, de 20 de dezembro de 2022.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page