top of page

Soluções Baseadas na Natureza

As Soluções Baseadas na Natureza (SBN) têm o potencial de mitigar os impactos das mudanças climáticas, aumentar a biodiversidade e melhorar a qualidade dos serviços ambientais, qualificando as atividades econômicas e bem estar social.

Soluções Baseadas na Natureza (SbN) é um termo criado pela União Europeia que contempla soluções de engenharia que mimetizam os processos naturais. Também engloba os conceitos das Infraestruturas Verde (IEV), Técnicas Compensatórias (TC), Desenvolvimento de Baixo Impacto (Low Impact Development – LID), Melhores Práticas de Manejo (Best Practice Management – BMP) e outros.


Nossa experiência inclui o desenvolvimento de experiências de bioengenharia que contemplam variedade de abordagens relacionadas aos ecossistemas e dos desafios socioambientais num mundo em transformação.


Para fomentar o uso nos centros urbanos é necessário o desenvolvimento de pesquisas e aplicação, incluindo ações locais, avaliações e definição de estratégias e possibilidades.


As SbN são parte de uma gama de abordagens para adaptação que têm a natureza como elemento central. Termos como adaptação baseada em ecossistemas, infraestrutura verde, infraestrutura verde-azul, infraestrutura natural, entre outros, também têm se difundido para tratar de abordagens relacionadas ou similares. Essas soluções geram uma cadeia de impactos positivos porque os ecossistemas que protegem, recuperam, manejam e prestam múltiplos serviços aos seres humanos e à vida no planeta.


As SbN têm o potencial de mitigar os impactos das mudanças climáticas, aumentar a biodiversidade e melhorar a qualidade dos serviços ambientais, e ainda buscam o equilíbrio do meio com as atividades econômicas e bem estar social.


Nossas experiências incluem:


a) Sistemas de biorretenção (jardins de chuva) que interceptam escoamentos superficiais, promovem a melhoria da qualidade da água, redução dos escoamentos superficiais, aumento dos serviços ecossistêmicos;

b) Telhados verdes que reduzem os calor das edificações, contribuem na redução do escoamento superficial pela interceptação da chuva;

c) Implementação de Parques Urbanos que contribuem na melhora do microclima nas cidades, provêm espaços de lazer e amenidades;

d) Estudos de viabilidade de Lagoas Urbanas para reservar água;

e) Conservação de lagoas e lagos urbanos;

f) Tratamento de esgotos por zonas de raízes;

g) Recuperação de Mata Ciliar Urbanas.


Galeria de Fotos 

bottom of page